sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jdanov VS Truman

Após a análise da doutrina Jdanov e da doutrina Truman, podemos reparar em diferenças cruciais entre estas duas.
Se na segunda Truman defende a democracia do bloco capitalista: "Um dos modos de vida baseia-se na vontade da maioria e distingue-se pelas suas instituições livres, por um governo representativo, por eleições livres, pelas garantias de liberdade individual, de liberdade de expressão e de religião e pela ausência de opressão política. [...] Penso que a política dos Estados Unidos deve ser a de apoiar os povos livres que se encontram a desenvolver acções de resistência contra as tentativas de subjugação lançadas por minorias armadas e apoiadas por pressão externa", neste excerto retirado da Doutrina Truman ficou evidente os ideias que "supostamente" os Estados Unidos defendia e porque estes se devem opor ao bloco comunista. Truman ainda declara o bloco soviético um sistema que: "baseia-se na vontade da minoria imposta pela força à maioria. Assenta no terror e na opressão, numa imprensa e numa rádio controladas, em eleições viciadas e na supressão das liberdades individuais."
Já na doutrina Jadnov, este declara: "Os Estados Unidos são a principal força dirigente do campo imperialista, a Inglaterra e a França estão unidas aos Estados Unidos. [...]. O seu objectivo consiste no fortalecimento do imperialismo, na preparação de uma nova guerra imperialista, na luta contra o socialismo e a democracia, assim como no apoio a todos os regimes e movimentos reaccionários, antidemocráticos e pró-fascistas." contrariando claramente a doutrina Truman. Jadnov ainda classifica o bloco comunista como "o outro campo é constituído pelas forças anti-imperialistas e democráticas. A sua força reside na URSS e nas novas democracias. O campo anti-imperialista apoia-se no movimento operário e nos movimentos democráticos de todos os países, nos Partidos Comunistas irmãos, nos movimentos de libertação dos países coloniais e dependentes [...]."
Assim, e após comparação detalhada das duas doutrinas podemos chegar à conclusão que ambas declaram o seu bloco como o "bloco democrático" em detrimento do bloco adversário que consideram o "bloco antidemocrático". Portanto, não podemos classificar nenhum dos blocos como o «BOM» ou o «MAU», pois ambos tinham defeitos e virtudes, tendo um interesse em comum, ser a maior potência mundial, que originou, anos mais tarde, o longo período da Guerra Fria.

Sem comentários:

Enviar um comentário