segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A doutrina de Truman


Após várias análises semanais acerca do Estado Novo e de Salazar, chegou a hora de introduzir um novo tópico.
Este situa-se no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial, e baseia-se na divisão do Mundo em dois blocos - O bloco socialista e o bloco capitalista.
O primeiro era composto pela URSS e os países adjacentes "convidados" a aderirem ao modelo soviético. Em 1947, o bloco comunista criou o Kominform (Secretariado de Informação Comunista), que se tornou um importante organismo de controlo por parte da URSS.
Por outro lado, a expansão da influencia soviética, não agradou aos povos ocidentais. O seu dinamismo era uma ameaça clara ao modelo capitalista e liberal, sendo assim, necessária a intervenção dos povos ocidentais. Essa missão coube aos Estados Unidos da América, que assumiram frontalmente, a liderança da oposição face aos avanços socialistas.
Desta maneira, e segundo o Presidente Truman o mundo ficou dividido em dois sistemas opostos - o bloco soviético era claramente baseado na opressão; o bloco capitalista era baseado na liberdade.
O presidente Truman foi mesmo mais longe e divulgo num discurso em 1947, a sua doutrina (Doutrina de Truman) na qual afirmava que a missão dos Estados Unidos era a de conter os avanços comunistas (cointanement). Para além disso Truman ainda afirmou ser de grande urgência o auxílio da Europa (devido à destruição e crise consequentes do pós-guerra), para esta se reerguer economicamente.








Presidente Truman (1884-1972) - 33º presidente dos Estados Unidos da América

Sem comentários:

Enviar um comentário